5 dicas para aprender alemão

Está a começar a aprender alemão ou a consolidar conhecimentos? Muitas vezes não sabe por onde continuar ou começar? Trago 5 dicas para facilitar o seu estudo no alemão:

1 - Adquira apenas gramáticas e livros necessários ao seu desenvolvimento: escolha uma gramática bem completa que conte com exercícios práticos organizados por níveis (A1, A2, B1, B2, C1, C2). Quantos mais livros e gramáticas possuir, mais disperso se vai sentir durante o seu estudo.

2 - Tome partido da tecnologia: a internet está cheia de aplicações, podcasts e websites dedicados ao estudo do alemão (tal como na sugestão nº1, não subscreva tudo! Não terá tempo para consumir toda a informação). Subscreva uma Newsletter e siga um Podcast ou instale um jogo de palavras no telemóvel.

3 - Sempre que possível, pense em alemão: desde as palavras mais básicas do quotidiano à construção de frases simples. Utilize post-its espalhados pela casa até memorizar grupos de vocabulário (por exemplo, vocabulário da cozinha) ou regras gramaticais. Não se esqueça de sempre memorizar a palavra com o artigo correspondente. E porque não alterar o idioma do seu smartphone para alemão? 🙂

4 - Em relação à gramática, distancie-se um pouco da realidade em português: não compare regras. Em algumas situações é possível fazer correspondências, contudo, nem sempre funciona assim, Portanto, pense na língua alemã como um todo, como uma língua individual com o seu próprio sistema e método de construção.

5 - Dê prioridade ao estudo progressivo: tenha como objetivo assimilar pouca matéria de uma vez e ir progredindo gradualmente.

Extra: tenha alguém com quem praticar alemão e a quem possa colocar as suas dúvidas!

Encontre mais dicas para organizar o seu estudo, aqui.

10 ideias de Decoração Sustentável

O Consumo Consciente tem sido um tema cada vez mais importante nos meus dias e tenho procurado, lentamente, integrar alternativas mais sustentáveis diariamente. Com sucesso, nos últimos anos, tenho conseguido consumir de forma consciente, analisando sempre a real necessidade das minhas compras e, atualmente, o meu patamar é, para além de adquirir produtos estritamente necessários, que sejam, sobretudo, o mais biológicos possível, cruelty free e que dispensem embalagens.

Sabiam que na Decoração também é possível ser um consumidor consciente?

Se precisam de inspiração, leiam aqui 10 ideias de Decoração Sustentável para aplicarem nas vossas casas 🙂

1 - Nas plantas, utilize vasos de cerâmica, barro ou madeira e, sempre que possível reutilize, por exemplo, chávenas estaladas ou pires para plantar suculentas. As latas são, também, boas alternativas de reutilização.

2 - Utilize mobiliário fabricado sustentavelmente (com utilização de madeira de reflorestamento) e que contenha fibras naturais ou, em alternativa, adquira móveis em segunda mão.

3 - Aproveite caixas de madeira e paletes para construir, por exemplo, uma estante para os seus livros.

4 - Substitua apenas eletrodomésticos ou mobiliário quando estão em fim de vida.

5 - Restaure pisos de madeira (em vez de comprar novo) e no caso dos azulejos ou pisos cerâmicos não os remova: pondere dar-lhes um novo acabamento.

6 - Reutilize e personalize garrafas de vidro para fazer pequenos candeeiros ou para colocar alguns pezinhos de flores.

7 - Forre caixas de papel com tecido e sisal et voilá! Tem novas caixas organizadoras, personalizadas e decorativas para guardar tudo o que necessita.

8 - Na hora de pintar as paredes, considere utilizar tintas ecológicas, feitas à base de terra ou cal.

9 - Dê preferência à utilização da luz natural, sempre que possível: tome partido de cores claras e tecidos delicados.

10 - Utilize retalhos de tecidos para fazer mantinhas para a casa ou para os seus animais de estimação (é a técnica de Patchwork!)

Como é a vossa experiência com a Decoração Sustentável? Partilhe nos comentários as suas dicas 🙂

5 Erros Comuns na Decoração

Quando pretende (re)decorar a sua casa (ou espaço comercial), a recomendação é sempre contratar um profissional de Decoração que o possa ajudar a criar o melhor ambiente para o seu espaço, que o possa aconselhar e que lhe possa fornecer as melhores sugestões. Contudo, sempre que quiser fazer um upgrade em algum compartimento, considere estes 5 erros comuns na Decoração e evite-os!

1 - Ignorar as proporções do espaço e do mobiliário que pretende adquirir e menosprezar a funcionalidade do mobiliário.

2 - Decorar com tapetes pequenos.

3 - Misturar muitas cores sem considerar uma palete base nem os materiais que estão presentes no compartimento/espaço.

4 - Não tirar partido da luminosidade natural quer criando barreiras quer deixando a luz natural entrar de forma agressiva.

5 - Comprar objetos decorativos e mobiliário sem ter em conta o estilo de decoração predominante.

Encontre mais dicas aqui.

Precisa de (re)decorar a sua casa? Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso.

Cinco ladrões de energia da nossa casa, segundo o Feng Shui

No Feng Shui existem inúmeras situações que não permitem que a energia Qi circule de forma harmoniosa na nossa casa, ou seja, pode estagnar (energia Sha), pode fugir ou mesmo circular de forma indisciplinada - é como pensar numa criança a correr descontroladamente, num espaço. A Energia Qi não harmonizada pode trazer problemas físicos aos moradores da casa.

Vamos então conhecer os cinco maiores ladrões de energia da nossa casa e algumas soluções gerais e muito simples que podemos aplicar:

1 - Porta de entrada alinhada com uma porta ou uma janela/varanda: isto faz com que a energia Qi entre pela porta principal, mas saia a "correr" pela porta ou janela que encontra logo em frente. Uma solução? Manter a porta em frente fechada ou colocar alguma cortina, no caso de janelas. O importante é criar uma "barreira" que não permita que a energia Qi escape da sua casa.

2 - Casas de Banho: como a água tem polaridade Yin (ou negativa), facilmente puxa a energia Qi pelo ralo abaixo (literalmente!). Ou seja, a casa de banho consegue sugar toda a energia Qi que entra por lá e, inclusivamente, dos compartimentos adjacentes. Isto poderá significar doenças físicas que demorem a ser curadas, perdas financeiras ou problemas profissionais. Uma solução simples? Deixar sempre a porta da casa de banho fechada, assim como a tampa da sanita. Atentar, também, para os ralos, de forma a que fiquem sempre tapados.

3 - Escadas: são elementos que ligam dois níveis da casa, mas não são bem vistas pelo Feng Shui. A energia Qi não gosta de subir escadas e, sendo assim, não consegue circular de forma adequada por toda a casa. Para fazermos a energia subir devemos servir-nos da decoração: quadros, elementos coloridos ou plantas (não utilizar plantas frágeis!). Dica extra: muita atenção, pois o espaço debaixo da escada não deve servir para guardar comida, para fazer casotinhas para animais ou para construir algum compartimento que abrigue pessoas durante muito tempo (casas de banho, escritórios, espaços de brincadeira para crianças etc) - pois aqui acumula energia estagnada muito prejudicial.

4 - Lareiras: no período em que estão a ser utilizadas são óptimas aliadas na ativação da energia do fogo, contudo, o problema é durante os meses em que não as usamos: são sugadoras de energia. Para contornar isto, basta, simplesmente, colocar uma grade metálica ou qualquer barreira que não permita que a energia se drene.

5 - Espelho em frente à porta da entrada: ainda que os espelhos sejam os "queridinhos" do Feng Shui, não é recomendada a sua utilização mesmo em frente à porta de entrada. Isto porque para além de afastar as energias negativas, também afasta a energia Qi que quer entrar na nossa casa. A melhor solução é mesmo retirar o espelho!

Identificou algum ladrão de energia na sua casa? Desafie-se a aplicar alguma destas soluções e partilhe aqui em baixo nos comentários a sua experiência!

Veja mais dicas de Decoração & Feng Shui aqui.

Campanha de Setembro para Novas Inscrições: Aulas de Alemão

Aproveite a Campanha de Setembro para Novas Inscrições: 50% de desconto na 1ª mensalidade!

➡️para inscrições até 30 de Setembro de 2020

⚠️VAGAS LIMITADAS!

Aulas (online/presencial) para Adultos e Crianças: nível básico, intermédio e avançado. Todas as aulas são ajustadas considerando os objetivos individuais de cada aluno para que toda a aprendizagem seja feita de forma dinâmica e progressiva!

Mais informações: correio@damianasousa.com

Feng Shui e detalhes decorativos na Sala

Na nossa sala, temos pensado a decoração em cada detalhe: o estilo, as cores e os pormenores decorativos. Daí que cada elemento que adicionamos à Sala é sempre motivo de grande satisfação! Sinto que é mais um bocadinho de nós que colocamos neste compartimento privilegiado onde reunimos a nossa Família e os nossos amigos. Ainda estou longe de sentir que finalmente concluímos tudo o que temos previsto, contudo tem sido muito bom conquistarmos cada bocadinho aos poucos.

Desta vez, colocámos a prateleira que enquadra o móvel da televisão e, finalmente, pude adicionar mais alguns detalhes decorativos neste espacinho! Esta zona da nossa sala está posicionada no baguá da Prosperidade. Tendo isto em consideração, apliquei as seguintes técnicas para ativar esta área e energizar corretamente o ambiente:

1 - coloquei alguns detalhes púrpura e dourados, pois são as cores da abundância.

2- o elemento madeira deve predominar e, neste caso, está presente tanto nos móveis como nas plantas - e atenção, que as plantas devem ser de espécies que crescem para cima (e não para baixo, como as samambaias).

3 - no móvel adicionei, também, uma pequena fonte de água (um dos elementos mais importantes no Feng Shui) e um mealheiro (não devemos, no entanto, guardar dinheiro por muito tempo).

4 - estão presentes, também, a pirita e a ametista, considerados os melhores cristais para este baguá.

Nunca é demais relembrar que é muito importante deixarmos a energia Chi circular de forma livre, sem tralha e sem interrompam a passagem (de pessoas e de energia).

Podem descobrir mais dicas de Decoração e de Feng Shui, clicando aqui ou no Instagram!

Cores e Decoração

A escolha da cor pode responder a diferentes necessidades: reforçar o estilo decorativo, melhorar a iluminação, expandir visualmente uma divisão etc. 🖌️
Apesar das possibilidades serem infinitas, deixo aqui algumas diretrizes muito gerais sobre a escolha das cores em cada divisão (ainda que o mais importante é seguirem sempre o vosso gosto e cores preferidas 😊):

🎨Quartos: cores neutras ou ténues (branco, cinzento, verde, azul, lilás). Para os quartos das crianças: azul, rosa, amarelo, verde.

🎨Sala de estar: cores quentes e tranquilas (castanho, bege, tons terra e ocre), com apontamentos de cor.

🎨Escritório: cores quentes que estimulem a criatividade (amarelo, laranja).

🎨Cozinha: cores vibrantes utilizadas nos apontamentos (louças, têxteis etc)

🎨Casa de Banho: tons terra ou azuis (utilizar nos acessórios e têxteis).

Oficina de Alemão

Participe nesta Oficina Online, direcionada a quem pretende iniciar, consolidar ou retomar o estudo do Alemão! 🥨 De 13 a 24 de Julho, com dois horários disponíveis, às 2ª, 4ª e 6ª:
🕙 Horário 1: 10h00 - 11h30
ou
🕖 Horário 2: 19h30 - 21h00

📝Inclui Certificado de Participação!

🗓️ Inscrições até dia 10.07.

👉 Mais informações: correio@damianasousa.com | 967 808 186

5 Dicas de Decoração para o Verão

Chegou o Verão! ☀️ Os dias quentes convidam a ambientes mais frescos e ao relaxamento. Uma vez que continuamos um pouco recolhidos, dada a situação de pandemia que se continua a viver, é sempre boa ideia transformar a nossa casa num local de aconchego onde nos sentimos bem. 🏡 A nossa casa é o nosso templo e tem-nos acolhido de forma intensiva nestes últimos meses, adaptando-se a espaços de trabalho, de convívio, de lazer, de descanso...! 🙏 Merece, portanto, ser cuidada com carinho, ser reorganizada e ser preenchida com amor. 💝 Não podemos esquecer que a casa tem uma Energia Feminina, pelo que gosta de ser acarinhada, perfumada, de ser "vestida" de forma bonita. 🎀 Vamos agradecer, então, à nossa casa aproveitando este momento de Verão, de sol e de muita energia?🙌 🙂💫
Deixo-vos aqui 5 dicas de como podem dar um "up" no ambiente da vossa Casa:

1 - Remover objetos sem utilidade, que não são práticos ou que não tenham um propósito (tralha acumulada é energia estagnada!).

2 - Utilizar decorações de cores claras e alegres e de materiais naturais: algodão, sisal, ráfia, bambu...

3 - Apostar nos tecidos leves (nos cortinados) e motivos florais ou náuticos (nas almofadas).

4 - Criar centros de mesa com flores do campo ou aproveitando a fruta, jogando com a variedade de cores e tamanhos.

5 - Aproveitar o espaço exterior, colocando algumas almofadas ou uma pequena mesa com cadeiras, ambientando com flores e velas (não deixe que a dimensão do espaço seja um limite! - já espreitou o último post?)
🎋

Encontrem mais dicas e inspirações aqui! ❤️
Vamos pôr em prática estas dicas? 🥰 Podem partilhar as fotografias das vossas intervenções, no Facebook ou no Instagram, com a hashtag #damianasousa e inspirar mais pessoas! 💖