Cinco ladrões de energia da nossa casa, segundo o Feng Shui

No Feng Shui existem inúmeras situações que não permitem que a energia Qi circule de forma harmoniosa na nossa casa, ou seja, pode estagnar (energia Sha), pode fugir ou mesmo circular de forma indisciplinada – é como pensar numa criança a correr descontroladamente, num espaço. A Energia Qi não harmonizada pode trazer problemas físicos aos moradores da casa.

Vamos então conhecer os cinco maiores ladrões de energia da nossa casa e algumas soluções gerais e muito simples que podemos aplicar:

1 – Porta de entrada alinhada com uma porta ou uma janela/varanda: isto faz com que a energia Qi entre pela porta principal, mas saia a “correr” pela porta ou janela que encontra logo em frente. Uma solução? Manter a porta em frente fechada ou colocar alguma cortina, no caso de janelas. O importante é criar uma “barreira” que não permita que a energia Qi escape da sua casa.

2 – Casas de Banho: como a água tem polaridade Yin (ou negativa), facilmente puxa a energia Qi pelo ralo abaixo (literalmente!). Ou seja, a casa de banho consegue sugar toda a energia Qi que entra por lá e, inclusivamente, dos compartimentos adjacentes. Isto poderá significar doenças físicas que demorem a ser curadas, perdas financeiras ou problemas profissionais. Uma solução simples? Deixar sempre a porta da casa de banho fechada, assim como a tampa da sanita. Atentar, também, para os ralos, de forma a que fiquem sempre tapados.

3 – Escadas: são elementos que ligam dois níveis da casa, mas não são bem vistas pelo Feng Shui. A energia Qi não gosta de subir escadas e, sendo assim, não consegue circular de forma adequada por toda a casa. Para fazermos a energia subir devemos servir-nos da decoração: quadros, elementos coloridos ou plantas (não utilizar plantas frágeis!). Dica extra: muita atenção, pois o espaço debaixo da escada não deve servir para guardar comida, para fazer casotinhas para animais ou para construir algum compartimento que abrigue pessoas durante muito tempo (casas de banho, escritórios, espaços de brincadeira para crianças etc) – pois aqui acumula energia estagnada muito prejudicial.

4 – Lareiras: no período em que estão a ser utilizadas são óptimas aliadas na ativação da energia do fogo, contudo, o problema é durante os meses em que não as usamos: são sugadoras de energia. Para contornar isto, basta, simplesmente, colocar uma grade metálica ou qualquer barreira que não permita que a energia se drene.

5 – Espelho em frente à porta da entrada: ainda que os espelhos sejam os “queridinhos” do Feng Shui, não é recomendada a sua utilização mesmo em frente à porta de entrada. Isto porque para além de afastar as energias negativas, também afasta a energia Qi que quer entrar na nossa casa. A melhor solução é mesmo retirar o espelho!

Identificou algum ladrão de energia na sua casa? Desafie-se a aplicar alguma destas soluções e partilhe aqui em baixo nos comentários a sua experiência!

Veja mais dicas de Decoração & Feng Shui aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *