O Consumo Consciente tem sido um tema cada vez mais importante nos meus dias e tenho procurado, lentamente, integrar alternativas mais sustentáveis diariamente. Com sucesso, nos últimos anos, tenho conseguido consumir de forma consciente, analisando sempre a real necessidade das minhas compras e, atualmente, o meu patamar é, para além de adquirir produtos estritamente necessários, que sejam, sobretudo, o mais biológicos possível, cruelty free e que dispensem embalagens.
Sabiam que na Decoração também é possível ser um consumidor consciente?
Se precisam de inspiração, leiam aqui 10 ideias de Decoração Sustentável para aplicarem nas vossas casas 🙂
1 – Nas plantas, utilize vasos de cerâmica, barro ou madeira e, sempre que possível reutilize, por exemplo, chávenas estaladas ou pires para plantar suculentas. As latas são, também, boas alternativas de reutilização.
2 – Utilize mobiliário fabricado sustentavelmente (com utilização de madeira de reflorestamento) e que contenha fibras naturais ou, em alternativa, adquira móveis em segunda mão.
3 – Aproveite caixas de madeira e paletes para construir, por exemplo, uma estante para os seus livros.
4 – Substitua apenas eletrodomésticos ou mobiliário quando estão em fim de vida.
5 – Restaure pisos de madeira (em vez de comprar novo) e no caso dos azulejos ou pisos cerâmicos não os remova: pondere dar-lhes um novo acabamento.
6 – Reutilize e personalize garrafas de vidro para fazer pequenos candeeiros ou para colocar alguns pezinhos de flores.
7 – Forre caixas de papel com tecido e sisal et voilá! Tem novas caixas organizadoras, personalizadas e decorativas para guardar tudo o que necessita.
8 – Na hora de pintar as paredes, considere utilizar tintas ecológicas, feitas à base de terra ou cal.
9 – Dê preferência à utilização da luz natural, sempre que possível: tome partido de cores claras e tecidos delicados.
10 – Utilize retalhos de tecidos para fazer mantinhas para a casa ou para os seus animais de estimação (é a técnica de Patchwork!)
Como é a vossa experiência com a Decoração Sustentável? Partilhe nos comentários as suas dicas 🙂

Deixe um comentário